Como funciona a bomba de direção hidráulica

Como funciona a bomba de direção hidráulica em carro com direção mecânica. Sabe o quanto pesado fica na hora de fazer manobras, uma baliza ou estacioná-lo em qualquer garagem. A Direção hidráulica ao contrário da mecânica, nos traz um conforto sem igual, facilidade ao manobrar. E muitas vezes usamos apenas um dos dedos das mãos para fazer uma manobra uma baliza. Ao contrário do que se pensa, a direção hidráulica está virando necessidade ao invés de luxo.

Mas afinal como é que funciona a direção?

Quando giramos o volante a barra de torção movimenta uma engrenagem. Que é chamada de pinhão e dessa forma. Uma outra peça chamada cremalheira move-se em sentido contrário de que foi girado o volante. E estabelecendo-se por final o movimento das rodas do automóvel. Em um veículo sem direção hidráulica. Fica pesado este movimento. A força do condutor é que determina esse processo.

Em veículos com direção hidráulica o comando da direção é facilitado. Pois todo este trabalho é realizado de forma hidráulica. O Fluído hidráulico armazenado em um reservatório é bombeado até uma peça localizada na barra. Torção na hora que o motor entra em funcionamento. E é desta forma que o manuseio do volante é facilitado, deixando a direção hidraulica leve e confortável.

Os mecanismos hidráulicos são sistemas usados para multiplicar a força exercida.

Você já notou os macacos com pistões usados em oficinas?

Viu como é fácil levantar um peso bem grande e, que para isso aplicamos uma pequena força na alavanca? Isto chama-se princípio Pascal.

Girar o volante da direção hidraulica

Com a direção hidráulica ocorre o mesmo. Ao girar o volante exercemos uma força em uma das extremidades mais precisamente no volante. Esse esforço é transmitido para o fluído hidráulico, contido em canais e tubulações. Da caixa de direção hidráulica e, finalmente amplificada esta força. Dirigida para as rodas do veículo no óleo da direção hidraulica quando trocar e para que serve

A bomba de direção hidráulica é o que fornece a pressão necessária para determinar o movimento. Leve e que proporciona a ampliação da força empregada.

Há também uma válvula especial. Que abre e fecha de acordo com o movimento empregado ao volante do carro. E que ao abrir direciona o óleo sob alta pressão a um pistão que por sua vez, aciona a barra de direção.

Da Bomba Hidráulica saem duas tubulações: uma que direciona o óleo até a Caixa de Direção hidráulica e a outra que o traz de volta. Assim, a válvula que foi mencionada anteriormente no veículo. Está localizada na Caixa Direção Hidráulica.

O que determina por onde deve caminhar o óleo e, qual o efeito que ele vai exercer são as posições da válvula.