DIREÇÃO HIDRÁULICA: DICAS DE FUNCIONAMENTO E MANUTENÇÃO

DIREÇÃO HIDRÁULICA: DICAS DE FUNCIONAMENTO E MANUTENÇÃO. Antigamente era muito comum e normal fazer um esforço maior para encaixar o carro feito de ferro puro em uma vaga com o famoso queixo duro. A direção é a alma da boa condução e a busca por facilitadores neste mecanismo sempre estiveram nas mentes dos engenheiros automotivos. Quando se chegou ao conceito de que um sistema hidráulico diminuiria o esforço do motorista os tempos mudaram. E mudaram ainda mais quando esse mecanismo se popularizou.

Para um bom funcionamento do conjunto é necessário que todos os componentes estejam trabalhando em perfeitas condições e para isso é importante a realização de manutenção no veículo. O sistema é constituído pelo mecanismo de direção bomba hidráulica, reservatório de óleo e tubulações de alta e baixa pressão.

Bomba hidráulica é acionada

A ação hidráulica acontece com auxílio do fluido que está sob alta pressão de um lado ou do outro da cremalheira. A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento utilizando o fluido do reservatório e enviando. A pressão necessária para o mecanismo da direção. Se acontecer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.

Em caso de falhas é muito importante que o profissional identifique qual é o problema, para saber o que está causando a falha e onde ela está. Descrever bem o problema e não se esquecer de alguns detalhes podem ajudar o profissional a identificar o problema. Se a direção hidráulica está mais pesada e para qual lado se fica inoperante quando o veículo está parado ou em manobras e se o auxilio hidráulico para repentinamente.

Direções hidráulicas é o vazamento de óleo

O maior índice de defeitos que ocorre nas direções hidráulicas é o vazamento de óleo, devido ao desgaste natural dos componentes internos. Quando há vazamento de na caixa de direção esse lubrificante pode danificar.

Partes que precisem de intensa lubrificação, como mangotes e conexões metálicas. Partes da suspensão que estão próximas à caixa e que recebem este vazamento diretamente, também sofrem incrivelmente. Esse defeito não pode ser reparado e as peças devem ser substituídas.

Como funciona a bomba de direção hidráulica

O pior que pode ocorrer é uma falta de lubrificação na bomba rotativa, o que causará um barulho incômodo que irá com o tempo danificar a direção hidráulica a enrijecendo. O mecanismo pode travar causando a parada de todo o sistema, deixando o veículo quase impossível de ser controlado.

Portanto, ao acordar em um sábado pela manhã no momento de verificar óleo do motor, a água do radiador ou mesmo antes de lavá-lo, dê uma atenção aos outros sistemas que levam lubrificantes, como direção hidráulica e freios.