Direção Hidráulica pesada

Direção Hidráulica pesada. No Sistema de Direção Hidráulica, o óleo se encarrega do trabalho pesado. Já a direção progressiva deixa o volante mais rígido e conforme a velocidade.

De uns tempos para cá a direção hidráulica vem se popularizando cada vez mais. Deixando de ser um artigo de luxo para se tornar realmente um artigo necessário. A finalidade da direção hidráulica é atenuar todo o esforço empreendido pelo motorista. Passando a comandar a parte mecânica com maior facilidade. Conforto uma vez que o maior trabalho é feito hidraulicamente.

Reduzindo todo o esforço do motorista e fazendo-o poupar cerca de 80% de toda energia empregada para movimentar a direção.

Básico no sistema de direção

O básico no sistema de direção é a transformação do giro do volante em movimento lateral das rodas dianteiras do veículo.

Definindo desta forma a trajetória do mesmo. O método mais simples empregado em automóveis é a direção composta por pinhão e cremalheira.

Alguns defeitos comuns na direção hidraulica

Este sistema composto por pinhão e cremalheira é o mais comum e, que representa o menor custo. Por possuir poucos componentes. O pinhão em regra geral é fixado à coluna de direção e quando o condutor do veículo vira o volante. Este movimento é transferido para a cremalheira que em consequência esterça as rodas para a direita ou para a esquerda.

Direção hidráulica a força

No caso convencional Direção Mecânica por não possuir assistência hidráulica é o motorista que exerce toda a força no volante para virar de um lado para o outro. A direção hidráulica força é desnecessária. Assim o trabalho não é pesado. Fica à cargo do sistema deixando para o motorista somente a função de indicar o rumo à tomar.

O sistema de Direção Hidráulica é muito simples e é constituído por caixa de Direção Hidráulica (Mecanismo da direção) normalmente do tipo pinhão e cremalheira mais uma bomba hidráulica. Um reservatório de óleo e diversas tubulações de alta e baixa pressão por onde circula o fluído hidráulico.

Pressão do óleo na direção do carro

A pressão do óleo é aplicada no mesmo instante que o motorista vira o volante. A ação hidráulica ocorre com o auxílio do fluído hidráulico que circula sob pressão nas tubulações do sistema. Para este movimento existe um Válvula especial que se abre e fecha quando o volante é virado de um lado a outro.

Ao abrir a válvula ela permite que o fluído hidráulico sob alta pressão acione o pistão que por sua vez é o que aciona a barra de direção.