DÚVIDAS SOBRE DIREÇÃO HIDRÁULICA

A direção hidráulica com o passar do tempo deixou de ser um artigo de luxo apenas para veículos grandes e se popularizou. Possui a função de atenuar o esforço do motorista, que passa a comandar a parte mecânica com maior facilidade. Uma vez que o maior trabalho é feito hidraulicamente. Essa redução de esforço faz o motorista poupar 80% da energia que seria empregada para movimentar a direção.

A função básica do sistema de direção hidráulica é transformar o giro do volante em um movimento lateral das rodas dianteiras, definindo a trajetória do veículo. O método mais comum empregado nos veículos é a direção simples, do tipo cremalheira e pinhão.

O pinhão é fixado à coluna da direção e quando o motorista vira o volante ele gira e movimenta a cremalheira. Em consequência disso esterça as rodas para a esquerda ou direita. Esse sistema é simples por isso possui menos componentes apresentando menos custo.

O segundo modelo mais utilizado é do setor e rosca sem fim mas ele já conta com uma quantidade de componentes maior. Esse tipo de sistema é mais adequado para automóveis pesados como ônibus e caminhões.

Como o método convencional não possui assistência hidráulica, o motorista faz todo o esforço para a direção virar de um lado a outro. Já a direção hidráulica, se encarrega do trabalho pesado e deixa para o motorista apenas a função de indicar o trajeto.

Rodas se movam da esquerda para a direita

Na maioria dos veículos, geralmente são necessárias três ou quatro voltas completas do volante para fazer com que as rodas se movam da esquerda para a direita.

Lembrando que mesmo sem óleo a direção hidráulica vai funcionar, porém apenas o modo mecânico, ou seja, a direção fica mais pesada e o motorista chega a fazer mais esforço que uma direção mecânica convencional.

PERGUNTAS DIREÇÃO HIDRÁULICA