Mecanismo hidráulico de direção

Mecanismo hidráulico de direção composição de um mecanismo hidráulico de direção conta com um sistema simples. Cremalheira e pinhão, cilindro hidráulico e válvula. A vazão da bomba é o que irá determinar a velocidade de giro do volante bem como a pressão para esterçar as rodas.

Nesse tipo de mecanismo em um serviço de bomba direção hidráulica, que está instalada no motor é acionada. Através do funcionamento de correias e polias utilizando para isso os tubos para conduzir o fluido.

A função de uma válvula é de analisar a resistência do volante e direcionar o fluido para um dos lados do cilindro.

O sistema de direção hidráulica é composto por alguns componentes ou conjunto de componentes que formam um sistema bem simples. O sistema pode ser mecânico ou do tipo servo assistido com o auxílio de bomba hidráulica ou motor elétrico.

O primeiro componente do sistema da direção hidráulica é o volante de direção que permite através do comando do motorista, o movimento giratório que será levado até a caixa de direção.

Existem muitos tipos de volantes, clássicos, de direção, esportivos e os futuristas. O volante tornou-se um componente de interatividade com o motorista, principalmente os automóveis que dispõem de alguns comandos alternativos de outros sistemas no volante.